Por alguns anos, estive em busca de um livro de Desenho Técnico cujo conteúdo fosse voltado a ensinar por meio da prática, em que o aluno fosse o protagonista do aprendizado. Mas não encontrei o que precisava. Eu queria uma obra que ensinasse ao aluno da mesma forma que eu gosto de aprender, a partir do fazer, desenhando, com a mão na massa.
A criação deste livro surge dessa necessidade. Por isso, ele é fartamente ilustrado, aplica a metodologia ativa de aprendizagem com exercícios e apresenta a proposta de um ensino divertido. O seu foco é a aprendizagem a partir da vivência.
Este trabalho é fruto de uma longa pesquisa de duas décadas ensinando desenho para formação técnica e superior. Para além do ensino, a obra tem como proposta servir de texto para consulta de desenhistas, projetistas, arquitetos, engenheiros e designers.
Este livro é marcado pelo uso de linguagem simples e acessível a todos. Nele, você terá informações sobre o uso dos instrumentos de desenho, convenções gráficas, detalhes construtivos, vocabulário e normas técnicas. Afinal, é possível aprender com prazer.
Depois de duas décadas como professor, aprendi algumas técnicas e caminhos que fazem toda diferença no processo de aprendizagem. Eu descobri que meus alunos obtêm melhores resultados de compreensão e fixação do conteúdo quando o ensino é feito por meio da prática. Isso mesmo, aprender fazendo. Por isso, resolvi escrever este livro, onde ensino os principais conceitos de desenho técnico por meio de exercícios, por um caminho que naturalmente evolui à medida que a habilidade do aluno aumenta.
As atividades aqui colocadas ajudam a desenvolver e compreender conceitos e normas, além de proporcionarem um aprendizado contínuo e natural. Para ter o melhor resultado, você deve fazer todos os exercícios usando prancheta e materiais específicos para desenho técnico.
Tenho certeza de que com prática e dedicação você se tornará um ótimo profissional e esse conhecimento irá transformar, assim como aconteceu comigo, sua vida para melhor.
Belo Horizonte, 2021.
O Desenho técnico é a forma exata de transmitir informações de um objeto físico ou uma edificação. Tais desenhos devem ser feitos para que descrevam de maneira clara e objetiva, a outros profissionais, as informações necessárias para a execução de um modelo. Para isso, o desenho contém cortes, dimensões, símbolos, projeções, entre outros elementos.
O ensino dessa linguagem se dá em duas etapas. Na primeira, ele é feito à mão e se aprende as normas, desenvolve a percepção espacial. Na segunda, o desenho é feito com o auxílio do computador CAD (Computer Aided Design).
As representações gráficas e informações contidas no desenho técnico são submetidas a um padrão e tal padronização é feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este livro é voltado ao ensino desses padrões. O foco estará no conhecimento básico necessário a todos os estudantes e desenhistas que atuam ou pretendem atuar na Engenharia, Arquitetura ou Design.
Quais são suas funções o que você aprenderá sobre
Você aprenderá desde o inicio como ler e executar desenhos técnicos
Aprenda truques e dicas sobre desenho técnico que te deixarão na a frente do mercado
Este livro busca ajudar o leitor a compreender as normas de desenho técnico, bem como ser capaz de realizá-los.
Este livro é destinado a todos os estudantes de Engenharia, Arquitetura, Design, tanto de nível superior quanto técnico. Também para técnicos como marceneiros, torneiros mecânicos, serralheiros, entre outros, que precisem desenhar ou interpretar desenhos técnicos.
O livro pode ser útil por sua proposta única, de ensinar através da prática, com uma linguagem simples. Também conta com farto material de apoio online, como modelos em 3D.
Introdução ao desenho técnico, lista de materiais e onde comprar, o uso da prancheta e dos esquadros, letra técnica Perspectiva isométrica, desenho geométrico básico, projeção ortográfica, espessuras e tipos de linhas, formatos e tamanhos de papel, arquivamento e dobras, margens e legendas, escalas e escalímetro, passando da projeção para perspectiva, percepção espacial, linhas auxiliares e de correlação, cotagem, colocando medidas nos desenhos, símbolos complementares de cotagem, regas para inscrição das cotas, cotagens especiais, cotagem em espaços reduzidos, corte total, cortes nas vistas dos desenhos, hachuras, indicação do plano de corte, as hachuras e materiais, mais de um corte nas vistas, corte composto por planos paralelos, corte composto por planos concorrentes, meio corte, corte parcial, seção e encurtamento, cotagem de peças com encurtamento e seção, vista auxiliar.